quarta-feira, 4 de março de 2020

Gratuito em Itaguaí: Firjan e SENAI abre as portas de seus laboratórios de inovação no ensino para orientação profissional à população


ITAGUAÍ - Que tal começar 2020 dando um pontapé na carreira profissional? Criatividade e inovação estão entre os pré-requisitos fundamentais para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Firjan SENAI abre as portas de seus nove FabLabs em todo o estado do Rio - laboratórios da rede mundial desenvolvido no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A ideia é que a população esclareça dúvidas sobre as profissões do futuro e sinta o gostinho de experimentar esse espaço de educação com inovação para prototipagem, que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da sociedade.

O primeiro FabLab Open Day do ano será realizado na próxima sexta-feira (06.03), das 14h às 17h. O evento, que já acontece uma vez por semana na Casa Firjan, em Botafogo (Rua Dona Mariana, 19), será realizado uma vez por mês nas unidades da Firjan SENAI de Benfica (Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação - Praça Natividade Saldanha, 19), Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 940 Pechincha), Niterói (Rua General Castrioto, 460, Barreto), Duque de Caxias (Travessa Arthur Goulart, 124, Centro), Itaguaí (Rodovia Rio-Santos LT J-1, Quadra 97, Zona Industrial, Vila Ibirapitanga), Nova Friburgo (Rua Prefeito Eugênio Muller, 220, Centro), Resende (Rua Sarquis José Sarquis, 156, Jardim Jalisco) e Campos (Rua Bruno de Azevedo, 37, Jardim Maria Queiroz).

As inscrições são gratuitas pelo site www.firjansenai.com.br/palestras , mas as vagas são limitas (20 pessoas por dia e unidade). Os participantes devem ter no mínimo 14 anos de idade. Para já ficar no radar dos interessados, os próximos encontros já estão programados para acontecerem em 3 de abril, 8 de maio, 5 de junho, 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro e 6 de novembro.

Além do site, mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

Proposta

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, além de os alunos de qualquer curso da Firjan SENAI terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.

Motivação

Os alunos têm acesso a um ambiente com centenas de laboratórios interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real. Além disso, eles contam ainda com a sala do Pré-Acelera, que é especialmente projetada para servir como ambiente de coworking destinado a pesquisa e estudos, visando dar vida às ideias dos estudantes, ou seja, transformar os projetos integradores com potencial de inovação a serem capazes de conquistar o mercado.

Há 13 anos na unidade, Gustavo Azevedo, 19, aluno do curso técnico Redes de Computadores na Firjan SENAI Jacarepaguá, disse que o laboratório é um dos grandes incentivos para continuar se capacitando. “Quero me especializar em indústria 4.0 e não existe, no estado do Rio, nenhuma outra escola que ofereça uma estrutura como a da Firjan SENAI. Esse laboratório é um investimento grandioso no estudante, rico em projetos e em conhecimento. O FabLab nos abre um leque de oportunidades, nos permite criar e inovar, dá asas à nossa imaginação”.

Gustavo e a colega Juliana Marques, 16, são os responsáveis pelos projetos “Slider”, feito na Cortadora a Laser, para atender as indústrias farmacêuticas, e “Escadeira”, feita na Router CNC, uma cadeira que também vira escada a fim de ocupar menos espaço.

“Projeto é o nosso nome”, enfatizou Gabriel Athayde, 17, também aluno do curso técnico Redes de Computadores na Firjan SENAI Jacarepaguá. “O FabLab é capaz de despertar o conhecimento algumas vezes adormecido dentro do estudante. Ficamos empolgados com a possibilidade de desenvolver os projetos que quisermos, com peças em tamanho real. Com um aprendizado tão tecnológico e inovador, me sinto preparado para ingressar na indústria. Já consigo prever muitas portas abertas para o mercado de trabalho, com experiências únicas, enriquecedoras e gratificantes”, finalizou.

Pioneira

A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.

Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades da Firjan SENAI, e com apoio de profissional do MIT - Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário