terça-feira, 13 de outubro de 2020

Ativação Cultural prepara festival cultural on-line


Live do projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos conta com oficinas gratuitas, apresentação musical e muito mais

ITAGUAÍ - O projeto Ativação Cultural Itaguaí 202 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério do Turismo, anuncia a realização de seu primeiro festival on-line, que será realizado no dia 17 de outubro. Diante da necessidade de evitar aglomerações, o evento, antes apresentado em praças de Itaguaí, será adaptado para as redes sociais Facebook e Youtube. A programação contará com apresentações de música, circo e teatro, além de oficinas gratuitas no estilo “Faça você mesmo”, das 10h às 14h. “A ideia é fazer do Facebook e Youtube uma espécie de praça virtual, em que os espectadores passam pela programação livremente, durante as quatro horas de transmissão”, explica Alessandra Reis, produtora cultural e idealizadora do projeto.

Entre as opções de oficina, está a de artesanato com o passo a passo para a confecção de um filtro dos sonhos. “A proposta da oficina  ‘Filtrando Sonhos em Casa’ é promover uma atividade criativa para pais e filhos, em que a potência do lúdico se encontra com o universo do feito à mão, aproximando famílias em tempos de isolamento social. A narrativa será sobre a confecção de um filtro dos sonhos com elementos caseiros e de fácil acesso, de modo em que pais e filhos consigam facilmente reproduzir a peça, tudo com muito encantamento, facilitado pela artesã local Jéssica Hulk”, conta a analista de Inovação e Negócios da Rede Asta, Angélica Oliveira.

A programação ainda conta com a volta do “Cineminha”, que durante o ano passado apresentou nas praças os filmes produzidos por alunos das escolas municipais de Itaguaí que receberam o Eixo 1 – Ativa Escola. Também será exibido um vídeo sobre a história da personagem Olá, criada durante as lives interativas do eixo Ativação Cultural – Teatro. “Após uma interação virtual criando uma história coletiva, surge Olá, uma mulher negra que decide traçar sua própria rota seu próprio destino e os tesouros em Itaguaí reescrevendo a história”, explica a psicóloga e idealizadora do Grupo Despertando, Mariana Castro. 

No dia do evento on-line serão divulgados os vencedores do festival “Ativação em 59 Segundos”. “O objetivo do festival é mostrar que é possível transmitir uma mensagem através de um vídeo, mesmo sendo curto. O que você consegue passar e dizer em 59 segundos? É um convite para brincar com essas possibilidades”, conta a atriz e uma das idealizadoras do Festival Ativação em 59 segundos 2020, Pamela Santos. Os ganhadores levam desde cursos de gestão de mídias e de elaboração de projetos culturais, até equipamentos digitais, como ring light, microfone lapela e entre outros.
 
A programação completa

Teaser Institucional

Apresentação da Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil)

Apresentação do Teatro Despertando

Turma em cena pelos Caminhos do Ouro

Exibição da animação Quiva e Laiá (produzida pelos participantes das oficinas nas praças no primeiro ano do projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos)

Oficina de Artesanato

Apresentação Ativa Escola

Apresentação da Turma em Cena

Divulgação premiados e sorteados
 
Projeto completa dois anos

Desde 2018, o projeto Ativação Cultural 202 Anos busca o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. No primeiro ano, o tema foi a comemoração do bicentenário da cidade contando a história por meio de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí. Em 2019, segundo ano do projeto, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, entre outros. Em 2020, o objetivo é aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens. “Nossas ações nas escolas em 2020 começaram   no início do ano, mas devido à pandemia tivemos que suspender as atividades presenciais. Seguimos com as nossas atividades virtualmente, mantendo a interação,  entendendo e recriando este novo tempo que nos foi imposto. Com esta nova forma de atuação, conseguimos impactar e acessar outros públicos, além dos alunos das escolas municipais da cidade. Estamos como todos: nos reinventando e distantes fisicamente, pois neste momento o importante é ficar em casa  sempre que possível. Essa doença veio nos mostrar que, cuidando de nós  mesmos, estamos cuidando do  outro. Já já isso passa e aí sim poderemos de novo nos reunir nas escolas e praças cheios de amor, saúde e alegria”, disse Alessandra Reis.


Via: Jornal Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário