quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Bolsonaro participa em Itaguaí de solenidades alusivas ao “Dia do Marinheiro – Prosub 2020”, nesta sexta-feira (10)


ITAGUAÍ - A Marinha do Brasil realizará, na manhã da sexta-feiira (11), no Complexo Naval de Itaguaí,  como parte das comemorações do Dia do Marinheiro, uma apresentação dos resultados do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) que incluirá uma inédita demonstração do estágio de construção ou de testes dos cinco submarinos previstos no programa, iniciado em 2008 e considerado o maior investimento atual do país na área de defesa.

A cerimônia, denominada “Dia do Marinheiro – Prosub 2020”, contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de outras autoridades do governo, e incluirá as cerimônias de batismo e lançamento do submarino Humaitá (S-41) e de integração das seções do Tonelero (S-42), além de mostrar como está a preparação, para a entrega ao setor operativo da Marinha, do Riachuelo (S-40), o primeiro do programa, já lançado e atualmente passando por testes finais de mar.

Em cumprimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da covid-19, o evento terá um número  reduzido de convidados, mas toda a cerimônia será transmitida, ao vivo, pela TV Brasil pelos canais da TV Marinha no Youtube e no Facebook, de forma concomitante às  comemorações do Dia do Marinheiro, que vão acontecer nos nove distritos navais do país. A madrinha do submarino Humaitá será a primeira-dama Michele Bolsonaro.

A cerimônia incluirá ainda registros do estágio atual de montagem do Angostura (S-43), o quarto submarino do Prosub, e dos avanços no desenvolvimento do protótipo da planta de propulsão do Álvaro Alberto (SN-BR), o primeiro submarino convencional brasileiro com propulsão nuclear e cujo lançamento está previsto para o final da década de 2020. Está prevista, ainda, a presença, na Área Sul do Complexo Naval de Itaguaí, do submarino nuclear USS Vermont, da Marinha dos Estados Unidos e o navio doca multipropósito “Bahia”, a corveta “Barroso” e o submarino “Tupi”, da Marinha do Brasil.

Via: Jornal Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário