sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Itaguaí e Inea dão continuidade ao Projeto Limpa Rio


Em parceria com Governo do Estado, através do Projeto Limpa Rio, mais de 700 toneladas de resíduos são recolhidos diariamente.

ITAGUAÍ - Um mês após o início do Projeto Limpa Rio, que tem como objetivo realizar a limpeza e manutenção dos leitos e margens dos corpos hídricos de todo o Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Itaguaí em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente – Inea, continua dando prosseguimento ao processo de desassoreamento dos rios locais. Até o momento, foram mais de 2km de desobstrução de águas fluviais, totalizando cerca de 750 toneladas de resíduos recolhidos diariamente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente os trechos que estão recebendo a limpeza são: Canal da Ponte Preta, Canal do Brejo, Canal do Fernando, Canal do Japonês, Canal do Viana, Rio Trapiche e Canal do Sangue. A ação visa melhorar o escoamento da água, minimizar o impacto das chuvas, evitando a possibilidade de enchentes na cidade. 

O prefeito de Itaguaí, Dr. Rubem Ribeiro, tem acompanhado toda a ação desde o primeiro dia, junto com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. Dr. Rubem Ribeiro vem discutindo essa iniciativa desde julho de 2020, quando assumiu a prefeitura. Com a reeleição, logo em seus primeiros dias de governo, buscou a parceria e colocou em prática o projeto.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá continuar com o intenso trabalho, mas solicita também a ajuda da população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o acúmulo de lixo e matéria orgânica nas águas, além de causar danos a este ecossistema, como a mortandade de peixes e a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos, ainda pode transmitir doenças às comunidades que ali vivem, além de provocar as cheias dos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário