sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Itaguaí paga abono a professores e repõe perdas salariais dos servidores


Prefeito sanciona leis que beneficiam o funcionalismo municipal

ITAGUAÍ - O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, sancionou nesta sexta-feira (29 de Outubro), no Teatro Municipal Marilu Moreira, lei de autoria do Poder Executivo aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza o rateio do saldo dos recursos do Fundeb para abono dos profissionais da Educação. Na prática, os professores e demais servidores da pasta receberão uma espécie de 14º salário. Rubem Vieira assinou a lei em reunião com diretores de escolas e creches do município. O abono será pago na folha de dezembro.

– Agradeço aos vereadores pela aprovação do projeto que nasceu no Executivo. Essa é uma forma de reconhecimento e valorização dos profissionais de educação do nosso município – diz Rubem Vieira.

O prefeito também sancionou outro projeto aprovado pela Câmara Municipal, que repõe as perdas salariais dos servidores de 2017 a 2021. Com a lei, o funcionalismo terá seus vencimentos corrigidos de acordo com a inflação acumulada do período. Segundo dados do IBGE, o IPCA acumulado em 2020 foi de 4,52%; o de 2019 foi de 4,31%; o de 2018 foi de 3,75% e o de 2017 ficou em 2,95%. O IPCA de 2021 está acumulado em 6,90%, com perspectiva de chegar próximo a 10%. O reajuste, que pode chegar a 25%, será pago na primeira folha salarial de 2022, ou seja, no salário de janeiro, que entra na conta em fevereiro.

O chefe do Executivo fez um discurso de agradecimento aos vereadores pela aprovação das matérias, enfatizando que os parlamentares estão tentando resolver um problema que aconteceu no passado.

– A gente quer pagar, devolver e fazer da forma correta. Mas com muita garantia de pagar, sem correr o risco de o servidor ficar sem salário no fim do ano. Isso é uma coisa a gente está garantindo. Que mesmo devolvendo quinquênio, dissídio, férias, adicional de qualificação, insalubridade, a gente vai conseguir pagar o décimo terceiro e o salário – ressalta o prefeito.

Via: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário