quarta-feira, 30 de março de 2022

Itaguaí inaugura nova emergência do Hospital São Francisco Xavier


ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí vai inaugurar, nesta quinta-feira (31 de março), às 14h, o novo setor de emergência do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), remodelado e modernizado. A principal unidade de saúde da cidade não recebia reformas de grande porte havia mais de 20 anos.

A nova emergência tem muitas novidades para melhorar o atendimento e o conforto dos pacientes. O setor de trauma (sala vermelha) foi ampliado, passando de três para sete leitos. Foram instaladas novas réguas de gases do padrão CTI. Este painel proporciona tratamentos com gases medicinais embutidos, acessíveis e perto do leito do paciente para situações emergenciais. Outra novidade desse espaço foi criação de uma sala de expurgo e rampa de acesso coberta para desembarque de paciente.

A sala amarela 1 também foi ampliada: agora são 10 no total, mais um leito de isolamento. Já a sala amarela 2 permanece com quatro leitos. Estes ambientes de internação também ganharam réguas de gases do padrão CTI e cortinas individualizadas. Os banheiros possuem luzes automáticas e sistema de emergência, seguindo todas as regras de acessibilidade. As salas amarelas e a vermelha contam com novos pontos para diálise.

Os consultórios de ortopedia, clínicos, laboratório, triagem, ouvidoria e sala de gesso foram todos repaginados. A sala de raios X terá equipamento digital completo. A sala de medicação ganhou espaço para ECG e passou de quatro para seis cadeiras. Uma nova sala de assistência social foi integrada à emergência.

A reforma também contemplou melhorias no telhado. A laje foi impermeabilizada, recebeu estrutura metálica, telhas em aço com camada de alumínio. Todas as paredes foram impermeabilizadas, receberam acabamento helamínico, além de bate macas. Seguindo regras da Anvisa, em toda emergência foi colocado piso vinílico em manta hospitalar no tom azul.

Recepção
A recepção é mais um dos diferenciais. Foi planejada para ser uma das áreas mais aconchegantes. O piso é diferente, o tom azul e o revestimento da parede de madeira tornam o ambiente mais receptivo. O projeto desenvolveu um designer totalmente diferenciado do restante da emergência. O material é o mesmo, mas o tipo de acabamento é outro.

A sala de espera é climatizada, assim como todos demais setores. Conta com sistema de sonorização com dois monitores para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes. Neste espaço, também foram criadas duas salas de atendimentos médicos interligadas ao serviço de pronto atendimento. Além disso, somado aos já existentes, também foi criado um banheiro destinado à pessoa com deficiência.

Todos os ambientes contam com luzes de emergência e novas portas hospitalares do tipo “vai e vem”. O projeto contemplou sistema de iluminação luminotécnico, que tem a finalidade de conciliar a função de cada ambiente, refletindo na economia de energia.

Também houve melhorias nos vestiários dos funcionários, assim como a criação de um novo setor de manutenção. Já o depósito de material de limpeza (DML) segue o RDC 50, que regulamenta instalações hospitalares.

Fachada
Para quem chega à emergência do hospital, a nova fachada também é um diferencial. O projeto arquitetônico fez uma releitura ao design da parte frontal do hospital. Possui acabamento em brise metálico, a partir de uma estratégia bioclimática. O ambiente externo é todo coberto para oferecer ao cidadão que vai aguardar na parte de fora mais conforto e segurança.

Via: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário