ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí desenvolve diversas oficinas terapêuticas aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial do município. A iniciativa é fundamental para humanizar o atendimento aos usuários e faz parte da Política Nacional de Saúde Mental, cujo objetivo é promover espaços de criação, habilidades, produção de autonomia e valorização do potencial dos assistidos.
Segundo a Secretaria de Saúde, essas atividades ocorrem prioritariamente em espaços coletivos, sob uma ótica interdisciplinar. Cada oficina é pensada e construída entre profissionais de saúde mental, usuários e familiares, a partir das demandas observadas.
– Esse tipo de assistência é importantíssima. A Prefeitura retomou a realização dessas ações nos CAPS, que foram suspensas nas gestões anteriores por falta de material – destaca o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia.
A diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Andreia Kikumo Inouê, ressalta que uma das ações terapêuticas desenvolvidas nos CAPS é a oficina de beleza. Por meio dela, assegura que os profissionais de saúde podem trabalhar temas como autoimagem, limite entre o próprio corpo, autoestima, relacionamento e afeto.
– Desta forma, pintar as unhas, arrumar os cabelos, passar um batom não são vistos como um simples ato, mas como possibilidades de ofertar afeto, cuidado, crescimento, descobertas e socialização – explica Andreia.
As oficinas serão realizadas no CAPS Bem Viver, CAPSad Viva a Vida, CAPSi Casinha Azul, além de atuar com os usuários internados nos leitos de saúde mental e moradores da Residência Terapêutica.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário