quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Itaguaí oferece serviço home care odontológico


ITAGUAÍ - Para garantir as diversas formas de cuidados e a manutenção da saúde bucal de muitos itaguaienses, a Prefeitura de Itaguaí disponibiliza o serviço pioneiro na cidade chamado de “home care” odontológico. Esse é um modelo de assistência, prevenção e promoção à saúde, que conta com auxílio de um consultório odontológico portátil. A partir dele, é possível realizar procedimentos como restauração, raspagem, extrações e outras pequenas intervenções.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos acontecem de duas formas: nas residências de pacientes que apresentam dificuldades de locomoção, obesidade, síndrome do pânico ou pessoas acamadas, por exemplo. Os procedimentos também são realizados em dois asilos de idosos da prefeitura, um abrigo infanto-juvenil, um para menores, além da Apae que, neste caso, é feita ainda instrução de higiene bucal de forma lúdica.

– Nosso compromisso é levar a odontologia para todos os lugares. A saúde bucal é importantíssima. Já temos resultados significativos de muitos pacientes que estavam em isolamento, acamados e, que, após o atendimento bucal, tiveram melhora na sua saúde em geral – explica a cirurgiã-dentista Vanessa Valente, responsável pelo serviço.

Ela explica que houve casos de pacientes que estavam marcados para realizar procedimentos no centro cirúrgico, mas que foram possíveis realizá-los no conforto de suas de casas.

– Os atendimentos podem ser feitos nos leitos residenciais ou na cadeira odontológica portátil – completa Vanessa, lembrando que o trabalho também é possível com o suporte de uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionitas.

A dentista orienta que interessados em fazer a marcação de atendimentos domiciliares, podem fazer agendamento direto com ela no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em dois dias da semana: segundas e sexta-feiras das 9h às 16h. Previamente, ela fará uma avaliação do perfil do paciente para saber se o mesmo atende aos requisitos.

Via: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário